Dicas de decoração

Economize energia com a reforma de sua casa

Economize energia

Trocar janelas, colocar um bom sistema de isolamento, optar por outro tipo de cortinas, instalar sistemas automáticos… tudo isso faz parte das reformas que podemos fazer em casa. O que é certo é que o confinamento causado pela pandemia, fez com que déssemos mais atenção à nossa casa, e por isso, mais exigentes nos tornamos com o nosso lar. Uma casa mais bonita e confortável é o que realmente queremos, certo?

Já pensou que pode aliar uma reforma à economia de energia? Sim, hoje em dia já é possível, e nesse artigo saberá como.

As janelas

Embora as janelas ofereçam luz natural, se não forem boas ou não fecharem adequadamente, pode ajudar a que exista um desperdício de energia que aumentará consideravelmente a conta de luz. De fato, é estimado que uma janela e sua estrutura com o seu fechamento em mau estado pode deixar escapar pelo menos 25% da temperatura interior da casa, sendo que é algo que pode passar despercebido na maioria das vezes. Resultado: fica mais frio e a temperatura sobe, e a conta da energia é uma dor de cabeça!

Por isso, uma forma de evitar que isso aconteça é mudar a carpintaria e os fechamentos das janelas para que não escape nem um grau.

Os vidros

Embora o calor escape pelo fechamento, se os vidros não estiverem em boas condições e impedirem que a temperatura externa penetre na casa, elas também devem ser trocadas. Os vidros duplos são a opção perfeita para manter um ambiente quente e aconchegante em casa. Desta forma, nem o aquecimento nem o ar condicionado têm de ser ativados. E sabemos bem que esses eletrodomésticos são responsáveis pelas contas de energia elevadas!

Economize água com o chuveiro

As banheiras sempre foram um elemento presente nos banheiros, mas não são amigas da economia, já que o seu enchimento pode chegar aos 200 litros de água. Em um banho, apenas 60 litros são consumidos. Se evitarmos as banheiras, afastamos a tentação de encher a banheira e, portanto, economizamos água. E além disso, um chuveiro nos oferece mais espaço e amplitude ao banheiro, sendo um efeito incrível.

A cisterna, um aspecto a melhorar

Uma parte essencial do banheiro é a cisterna, mas através dela é consumida uma grande quantidade de água. As cisternas comuns têm capacidade entre 12 e 15 litros e, quando você a utilizar, faz com que esvazie completamente. Para evitar isso e economizar água, basta uma pequena reforma no banheiro, trocando a cisterna por uma de dupla descarga. Com isso, haverá dois depósitos, e será utilizado aquele que melhor se adequar a cada ocasião.

Tetos falsos

Casas com tetos altos são frias, uma vantagem no verão, mas uma dor de cabeça no inverno. Esse tipo de teto costuma ser comum em cozinhas. Adicionar um teto falso a esta área da casa pode economizar eletricidade e reduzir a conta de luz.

Controlar os fluxos de água

Os limitadores de fluxo de água são eficazes e são instalados em banheiros e ja, até para facilitar a higienização e lavagem de panelas e frigideiras. Podem ser feitas através de torneiras com arejador ou com limitador embutido. Tudo para economizar água.

Colocar essas ideias em prática significa uma pequena reforma, quase imperceptível, que pode economizar energia e água.

About the author

Terra Design

Add Comment

Click here to post a comment