Dicas e sugestões

Como deixar a internet da sua casa mais rápida

Como deixar a internet da sua casa mais rápida

Não sabe mais o que fazer? Contratou uma internet banda larga e ela cai toda hora? Está assistindo um vídeo ou um programa ao vivo e ela trava? Acredite, você não está sozinho!  

O fato é que, infelizmente, nem todo mundo tem uma internet banda larga com fibra óptica, seja por não conhecer ou por achar que o plano é muito caro, e então, as pessoas acabam tendo que conviver com internet caindo, pelos mais variados motivos. Mas, a boa notícia é que, na maioria das vezes, muitos problemas podem ser resolvidos de uma forma rápida e super simples. 

E é exatamente isso que mostraremos aqui, dicas para deixar a internet de sua casa mais rápida.

1. Escolha o melhor local para o seu roteador

Muita gente não sabe, mas o roteador funciona como uma espécie de antena, ou seja, mal comparado, seu posicionamento pode ser o responsável pela má recepção de sinal. Por isso, procure colocar o roteador Wi-Fi em áreas altas para espalhar o sinal em todas as direções. E, claro, coloque-o no cômodo que mais utiliza ao longo do dia, que é onde o sinal estará mais forte.

2. Considere instalar um repetidor de sinal

Um repetidor de sinal pode ser, exatamente, o que precisa, uma boa solução, principalmente, no caso de alguns  cômodos ficarem muito longe do roteador, ou em andares acima. Não é uma solução cara e pode resolver seu problema.

3. Mantenha seus aparelhos atualizados

Sabe aquelas mensagens que surgem anunciando atualizações? Então, é muito importante baixá-las para garantir velocidade na transmissão de dados e sinal de Wi-Fi. Por isso, fique atento e sempre baixe as atualizações disponíveis.

4. Excesso de programas ou aplicativos

Procure evitar, se possível, utilizar vários programas simultaneamente, ou deixar aplicativos abertos em segundo plano no celular, principalmente se utilizam conexão. Pois eles estarão dividindo a mesma conexão, gerando lentidão na hora de carregar uma página, vídeo ou jogos online.

5. Altere o canal de conexão

Embora seja uma dica mais complexa, ela é importante para garantir melhor sinal de conexão. Como todo roteador vem com o endereço e senha para configuração da rede, isso possibilita alterar o canal de conexão. Porém, isso deve ser feito com o auxílio do provedor de internet, para evitar danos a conexão e a necessidade de reparos, que serão cobrados.

Ao alterar a conexão, ela sofrerá menos interferência, principalmente, no caso de apartamentos, com muitos sinais sendo enviados por diferentes roteadores, acabando por deixar a internet mais lenta.

6. De tempos em tempos desligue seu roteador 

Outra dica é procurar, de vez em quando, desligar o roteador, pois isso pode ajudar a melhorar a internet, evitando o aquecimento do aparelho por uso em excesso. Por isso, procure desligá-lo ao sair de casa, ou antes de dormir, para melhorar o Wi-Fi de sua residência.

7. Considere aderir à banda larga por fibra

Por fim, mas nem por isso menos importante, muito pelo contrário, a dica é considerar aderir á banda larga por fibra óptica. Embora as dicas acima possam até ajudar, certamente, elas não vão garantir, mesmo dando certo, uma qualidade tão boa quanto à oferecida por fibra óptica, muito maior.

Só para citar um exemplo, enquanto a melhor velocidade das conexões com fios de cobre podem chegar a 240 Mb/s, a fibra óptica apresenta o limite de 1,6 Tb/s.

E engana-se quem pensa que essa tecnologia é mais cara que a de fios de cobre. Por isso, vale a pena pegar o numero da oi fibra e procurar se informar sobre seus diferentes pacotes, você irá se surpreender, além de poder dar adeus, definitivamente, às dores de cabeça sempre que quer assistir suas séries, jogar online, estudar ou trabalhar.

Veja outros conteúdo e dicas

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *